No Brasil Embora houvesse rumores de sua produção desde o primeiro modelo, no final da década de 70, o Fiesta demorou a chegar ate nós. Foi em 1994 que a Ford, em vias de dissolver a associação de sete anos com a Volkswagen na Autolatina, encontrou nele a solução para crescer no mercado. O segmento dos motores de 1,0 litro era cada vez mais significativo e o Escort Hobby, único modelo seu apto a utilizá-lo, estava um tanto defasado.
Três e cinco portas, motor 1,3 de 60 cv, opção de ar-condicionado ou direção assistida: o Fiesta espanhol chegava ao mercado brasileiro exibindo desenho um pouco defasado, mas com bons argumentos | ![]() |
Diante da necessidade de uma resposta rápida, do envelhecimento do Fiesta de terceira geração, lançado na Europa havia cinco anos, e da redução da alíquota de importação de 35% para apenas 20% pelo então Ministro da Economia Ciro Gomes, a marca de São Bernardo do Campo, SP optou por não fabricá-lo aqui num primeiro momento: era mais interessante trazê-lo da Espanha. |
![]() | O furgão Courier europeu: anos depois, já atualizado em estilo, seria a base para o picape de mesmo nome fabricado apenas no Brasil |
A versão escolhida era a de 1,3 litro, o veterano motor todo de ferro fundido, comando de válvulas no bloco e 60 cv. O toque atual estava na injeção multiponto EEC-IV. Não era o carro mais moderno do segmento -- o Corsa e o novo Gol haviam acabado de chegar --, mas reunia boas qualidades. Uma delas era a opção entre três e cinco portas, que só o Uno oferecia entre os pequenos. Foi o primeiro carro pequeno a trazer retrovisor convexo no lado esquerdo.
Com a brusca elevação da alíquota para 70%, logo que o carro chegou ao mercado, evidenciava-se a importância de trazer sua fabricação para o Brasil. Além da redução de preço, isso permitiria desenvolver um motor 1,0 -- que na Europa não mais existia -- para usufruir do benefício fiscal aos carros "populares", a alíquota de 0,1% para o Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI. Em maio de 1996, apenas oito meses depois do lançamento europeu, chegava aqui o Fiesta remodelado. Continua